Buscar por:

  • Categories

  • Data

  • Local

    Plataforma Zoom

  • Classificação

    Livre

  • Inscrições

Partindo da ideia de que praticar música é também saber escutá-la, artistas pesquisadores falam sobre os aspectos musicais e históricos de álbuns importantes da música brasileira, que possuem relações com o entendimento mais amplo de jazz.

O álbum A Bad Donato (1970), do compositor brasileiro João Donato, traz na sonoridade de suas 10 faixas a fusão do jazz com outros gêneros musicais, como MPB, funk, rock e música eletrônica. O disco foi considerado um dos 100 maiores discos da música brasileira, pela revista Rolling Stone brasileira em uma lista publicada em 2007.

Flávio de Mattos conduz a escuta mediada da obra. Considerado um dos mais atuantes jornalistas de jazz da atualidade, Flávio faz regularmente análises de discos de jazz brasileiro em seus programas.

Flávio de Mattos: é jornalista. Há mais de 25 anos produz e apresenta o programa Improviso – O Jazz do Brasil, que vai ao pela Rádio Senado FM. Foi diretor da Rádio Senado, em Brasília. Em sua gestão, incrementou a veiculação de música instrumental produzida no Brasil. Em cada bloco de três músicas, uma seria instrumental, garantindo uma ampla presença desse gênero, em todos os horários. Colabora quinzenalmente com o Blog do Noblat, no site metrópoles.com, escrevendo sobre as novidades do jazz contemporâneo.

Ficha técnica

Com Flavio de Mattos.