Buscar por:

  • Categories

Kathrine Windfeld por Kika Carvalho

A compositora, arranjadora e pianista dinamarquesa Kathrine Windfeld lidera sexteto em gravação feita exclusivamente ao Sesc Jazz.

Nascida em Svendborg on Funen, na Dinamarca, Kathrine Windfeld manifestou sua veia artística na adolescência, quando experimentou pintura, teatro, canto e, finalmente, o piano, instrumento que se tornou sua principal ferramenta de expressão artística. Durante os estudos musicais em Copenhagen, Kathrine passou a fazer arranjos para big bands, ao mesmo tempo em que enveredou por territórios sonoros diversos com o quinteto progressivo Gespenst, sua ponte para o jazz e a improvisação. Em 2012, ela formou a primeira versão da Kathrine Windfeld Big Band (KWBB), que dois anos depois lançou seu primeiro álbum, Aircraft, com a participação de dois renomados músicos, o baterista dinamarquês Morten Lund e o trompetista sueco Anders Bergcrantz. O trabalho lhe rendeu o prêmio de Melhor Nova Artista do Ano no prestigiado concurso Danish Music Award, em que concorreu ainda nas categorias “Álbum do Ano” e “Melhor Compositora”. Acompanhada por seu sexteto, a pianista se apresentação em gravação feita exclusivamente ao festival.

Apoio: Instituto Cultural da Dinamarca

Show apresentado exclusivamente on-line. Assista pelo YouTube @sescsp e Instagram @sescaovivo.

Ficha técnica

Kathrine Windfeld (piano, composições e arranjos), Tomasz Dabrowski (trompete), Hannes Bennich (saxofone alto e soprano), Marek Konarski (saxofone tenor), Johannes Vaht (contrabaixo) e Henrik Holst Hansen (percussão).