Buscar por:

  • Categories

  • Data

  • Local

    Plataforma Zoom

  • Classificação

    Livre

  • Inscrições

Masterclasses de instrumentos musicais, com repertório específico de Instrumental Brasileiro.

Em quatro masterclasses online e gratuitas, transmitidas pela plataforma Zoom, estudantes e músicos poderão ter aulas instrumentais com Lilian Carmona, primeira mulher baterista profissional do Brasil, com mais de 40 anos de carreira; Maria Beraldo, cantora, compositora e clarinetista, uma das fundadoras do quarteto instrumental Quartabê; Itiberê Zwarg, baixista, arranjador e compositor, famoso por sua parceria com Hermeto Pascoal; e Sidmar Vieira, trompetista que já se apresentou ao lado de músicos como Alaíde Costa, Monica Salmaso, Gilberto Gil e Raul de Souza.

Os inscritos terão a oportunidade de apresentar uma peça previamente preparada ao músico convidado. Por isso, na inscrição, cada interessado deverá informar o título e o compositor da obra a ser executada nestes encontros. Os artistas farão a apreciação e análise da execução, e posteriormente darão orientações técnicas, interpretativas, conceituais dentre outras.

Dia 26 – das 18h às 21h
Clarinete com Maria Beraldo
Nessa masterclass cada inscrito irá executar uma peça de sua escolha, dentre o repertório instrumental brasileiro, sendo escutado pelo restante dos estudantes, e Maria Beraldo irá comentar cada uma das performances abordando aspectos técnicos, de criatividade e expressão, propondo à turma uma escuta ativa das performances dos colegas como parte da atividade.

Dia 27 – das 18h às 21h
Baixo com Itiberê Zwarg
Conteúdo voltado para a função do contrabaixo dentro da música instrumental brasileira contemporânea. Serão abordadas noções como a atenção(foco) naquilo que escutamos dos parceiros sonoros para nos colocarmos de forma consciente, tanto harmonicamente quanto ritmicamente. Serão abordadas também técnicas intuitivas e como desenvolvê-las no baixo. Cada músico desenvolverá sua própria técnica!

Dia 28 – das 18h às 20h30
Bateria com Lilian Carmona
Os participantes terão oportunidade de executar uma música de livre escolha do repertório instrumental podendo incluir os seguintes ritmos característicos braisleiros: samba, baião, ijexá, bossa nova, maracatu, frevo, samba em 5/8 e 7/8. Durante a análise da apresentação do baterista, tópicos como criatividade, sonoridade, precisão rítmica, técnica e coordenação motora, serão observados e, a partir de tal onservação, serão dadas orientações de melhora da performance. Exercícios serão sugeridos para a evolução técnica dos ritmos executados, podendo também o participante interagir com perguntas referentes aos tópicos abordados.

Dia 29 – das 18h às 21h
Trompete com Sidmar Vieira
Os inscritos deverão executar uma peça do repertório instrumental brasileiro. O trompetista, após escutar a execução do inscrito, discorrerá a respeito da performance apresentada e dará orientações no que se refere à técnica instrumental, linguagem, criação musical e harmonia.

Os encontros acontecerão na plataforma Zoom e o acesso será mediante inscrição prévia, a partir de 14/10, às 14h, no site do SescSP.

Ficha técnica

Com Lilian Carmona, Maria Beraldo, Itiberê Zwarg e Sidmar Vieira