Buscar por:

  • Categories

Filó Machado, Amilton Godoy e Lilian Carmona
  • Data

  • Local

    YouTube do Centro de Música Sesc

  • Classificação

    Livre

  • Youtube

A baterista Lilian Carmona, o pianista Amilton Godoy e o multi-instrumentista Filó Machado debatem história, evolução, influências e legado do ritmo

Fusão entre samba e jazz estadunidense, o samba-jazz assume sotaques próprios da música brasileira e tem como principal característica ser um dos subtipos mais dançantes do jazz, com fortes relações com bebop e hardbop. Surgido no final da década de 1950, o samba-jazz tinha como principais expoentes grupos com formação de piano trio. Ao longo das décadas, ampliou a composição instrumental, sem abrir mão de sua principal característica, a improvisação. A baterista Lilian Carmona, o pianista Amilton Godoy e o multi-instrumentista Filó Machado falam sobre a história, a evolução, as influências e o legado do ritmo, em debate mediado por Henrique Rubin, da Gerência de Ação Cultural do Sesc São Paulo.

O pianista Amilton Godoy foi integrante do histórico Zimbo Trio, trio de samba jazz que gravou 51 discos e se apresentou em mais de 40 países.

A baterista Lilian Carmona é a primeira mulher baterista profissional do Brasil. Gravou nos principais álbuns de Samba Jazz da história do gênero, como o disco Leny Andrade, de 1984.

O multi-instrumentista Filó Machado transita por diversos sub gêneros do jazz, sendo que muito de sua obra é tributária do movimento sambajazz dos trios instrumentais da década de 60.

Ficha técnica

Com Filó Machado, Amilton Godoy e Lilian Carmona e mediação de Henrique Rubin