Buscar por:

  • Unidades

AUDIÇÃO COMENTADA: Rio 65 Trio de Dom Salvador, Sérgio Barrozo e Edison Machado

  • Data

  • Local

    Sesc Vila Mariana

  • Classificação

    12 anos

Bate-papos entre músicos e especialista para conhecermos de maneira mais aprofundada os processos de criação e a história de produção de álbuns icônicos, que podem enriquecer a apreciação musical dos ouvintes. 

Disco: Rio 65 Trio – Dom Salvador, Sérgio Barrozo e Edison Machado
Com Amaro Freitas, Sidiel Vieira e participaçao online de Dom Salvador.
Mediação de Vera Figueiredo 

O álbum Rio 65 Trio foi lançado em 1965, sob a direção musical do pianista Dom Salvador, acompanhado de Sérgio Barrozo no baixo e Edison Machado na bateria.

Durante o Sesc Jazz 2023, esse trabalho é tema de bate-papo com instrumentistas da mesma formação do trio: Amaro Freitas, pianista com três álbuns de destaque e indicado ao Prêmio Multishow em 2022. Além dele, o encontro conta com o contrabaixista Sidiel Vieira, que atuou com grandes artistas e atualmente trabalha com nomes como Cesar Camargo Mariano. A mediação fica a cargo de Vera Figueiredo, baterista que fundou o IBVF Brasil e divulga a música brasileira mundo afora.

 

Amaro Freitas traz no jazz, a linha condutora da sua carreira artística. “Sangue negro” (2016), “Rasif” (2018) e “Sankofa” (2021), o credenciaram como um dos principais nomes da música instrumental brasileira recente. O pernambucano de 32 anos, indicado em 2022 ao Prêmio Multishow na categoria “melhor instrumentista”, conta também com diversas avaliações positivas do seu trabalho, em revistas renomadas do segment do jazz, como Downbeat (USA) eJazzwise (UK) , além da Uncut (UK). 

Sidiel Vieira é contrabaixista e compositor. Atuou em orquestras diversas e, com a Bissamblazz Big Band, acompanhou grandes artistas como Johnny Alf, Alaíde Costa, Dominguinhos, Francis Hime e Proveta. Já subiu ao palco ao lado de nomes como Airto Moreira, Hélio Delmiro, Raul de Souza, Roberto Menescal, Danilo Caymmi, João Bosco e Eumir Deodato. Atualmente tem desenvolvido trabalhos com Cesar Camargo Mariano, Amilton Godoy, Romero Lubambo, Dani & Débora Gurgel Quarteto, além de seus trabalhos 2VIEIRA e Mani Padme Trio. 

Vera Figueiredo é baterista, compositora, professora e produtora cultural. Dedicada a divulgar a música brasileira, tanto no Brasil quanto em terras estrangeiras, já passou pelo México, Chile, Itália, Espanha, Portugal, Canadá, Alemanha, Argentina, Luxemburgo e Estados Unidos, ministrando workshops, aulas, apresentando shows e performances. É fundadora do Instituto de Bateria Vera Figueiredo, hoje conhecido como IBVF Brasil, que se tornou um importante centro de estudos da música de bateria e de percussão brasileira. 

 

Compartilhe