Buscar por:

  • Unidades

AUDIÇÃO COMENTADA: Tam… Tam… Tam…! de José Prates

  • Data

  • Local

    CPF Sesc

  • Classificação

    12 anos

A participação do DJ Nuts foi cancelada, o evento segue com Itamar Dantas, Nelson Lima e Haroldo Costa.

Bate-papos entre músicos e especialista para conhecermos de maneira mais aprofundada os processos de criação e a história de produção de álbuns icônicos, que podem enriquecer a apreciação musical dos ouvintes. 

Disco: Tam… Tam… Tam…! – José Prates
Com Nelson Lima e Haroldo Costa.
Mediação de Itamar Dantas. 

Lançado em 1958, o álbum Tam… Tam… Tam…! destaca elementos do candomblé, maracatu e samba com arranjos e direção musical de José Prates. O trabalho é trilha sonora de espetáculos cênicos da companhia Brasiliana, fundada por Haroldo Costa. O grupo realizou turnês em 90 países durante 25 anos, centrando-se na contribuição afrodiaspórica à cultura do Brasil. No debate sobre o álbum, Costa se junta ao sociólogo e antropólogo Nelson Lima e ao DJ Nuts, sob a mediação do jornalista, programador musical e produtor Itamar Dantas.

Em sua trajetória, Haroldo também atuou no cinema e na TV, além de ter feito parte do Teatro Experimental do Negro. Já Lima, filho de José Prates, atua como consultor de roteiro do documentário sobre a Brasiliana. Nuts, por sua vez, é um entusiasta da cultura do vinil e trabalhou junto a Marcelo D2, entre outros, enquanto Dantas atua na equipe de programação do Sesc Pompeia.

 

Haroldo Costa é ator, pesquisador, diretor, escritor. Foi o fundador da companhia Brasiliana, inicialmente chamada de Teatro Folclórico Brasileiro (TFB). Egresso do Teatro Experimental do Negro, criou o TFB em 1950, grupo com o qual excursionou por mais de 30 países até sua saída em 1955. Fez carreira de sucesso no cinema, na TV e no teatro. 

Nelson Lima possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Sociologia e Antropologia pela UFRJ (1995) e doutorado em Antropologia Social pela UFRJ (2001). Atualmente é professor do magistério estadual do Rio de Janeiro. É consultor de roteiro do documentário sobre a companhia Brasiliana, sob direção de Joelzito Araújo, em fase de produção. É filho do maestro José Prates. 

Itamar Dantas é jornalista graduado pela Universidade Federal de Juiz de Fora, pós-graduado em Estéticas Tecnológicas pela PUC-SP. Atua como programador musical e produtor cultural no Sesc Pompeia. É um dos responsáveis pelo projeto de documentário sobre a companhia Brasiliana, sob direção de Joelzito Araújo, em fase de produção. 

26 de outubro, quinta-feira, 15h
Centro de Pesquisa e Formação

 

Compartilhe